Sobre a Selam

Facebook PDF PDF Imprimir E-mail

alt


Complexo Esportivo Municipal : Estádio Barão da Serra Negra, Ginásio Waldemar Blatkauskas, Ginásio José Oliveira Garcia Netto e o Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves

A Selam tem como missão “garantir à população, em seus vários segmentos sociais (crianças, adolescentes, jovens, adultos, 3ª idade, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, entre outros), o direito a assistir, participar e a praticar atividades esportivas, motoras e de lazer”.

Isso é concretizado através de seus vários eventos e programas de atendimento, em especial aqueles com ações permanentes: Projeto Desporto de Base - PDB, Programa de Atividades Motoras – PAM, Programa para a Terceira Idade, Projeto Clarear e Paradesporto , Esporte de Alto Rendimento, Jogos Comunitários, Olimpíadas Especiais, Olimpíadas da Terceira Idade, Jogos Estudantis, Lazer no Parque, Interpira (Jogos Universitários), Convênios e Parcerias, Eventos de Esportes e Lazer, entre outros. Dessa forma a Selam têm procurado propiciar opções de atividades para os diversos segmentos sociais da comunidade e nas diversas faixas etárias. Esse atendimento traduz-se na forma de aulas e participações em eventos:

Projeto Desporto de Base – PDB:

Este programa disponibiliza às crianças e adolescentes, a oportunidade de conhecer e praticar 23 modalidades esportivas diferentes, orientadas por professores de educação física, em 37 bairros distribuídos nas diversas regiões da cidade, com 333 turmas de aulas e treinamentos. Atualmente passam pelo PDB mensalmente aproximadamente 4.200 crianças e adolescentes.

Estabelece parcerias com várias entidades e instituições para o seu desenvolvimento:  Ascapi (Associação de Canoagem de Piracicaba); Associação dos Funcionários Públicos de Piracicaba; Associação Piracicaba de Taekwondo; CASE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social); Centros Comunitários e Associação dos Moradores (Eldorado, Itapuã, Vila Cristina, Paulicéia, Jardim Primavera, Santa Rosa, Jardim Astúrias, Santa Olímpia, Amosi); Clube Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo; Clube de Campo de Piracicaba; Tiro de Guerra; CRAS – Centro de Referência da Assistência Social (Semdes); Educando pelo Esporte; Escola Estadual “Francisco Mariano” – Novo Horizonte; Escola Estadual “Avelina Palma Losso” – Santa Rosa; Escola Estadual “Pedro Moraes Cavalcanti” – Bairro Dois Córregos; Escolas Municipais; Federação Paulista e Confederação Brasileira de Karate Interestilos; Fran TT; Fundação Casa; FUSSP; Instituto Formar; ICAO – Instituto de Cultura e Artes Orientais; Ligas Piracicabanas (Handebol, Futebol, Futsal etc.); Luzitano Futebol Clube; Oratório São Mário/Dom Bosco; P.S.F. - Secretaria Municipal de Saúde; PETI – Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social); Pira Olímpica; Secretarias Municipais (Semdes, Saúde, Educação, Cultura); Sesc; Sesi; Sest/Senat; Sport Way; Unimep; Selt/FPA , entre outras.


Programa de Atividades Motoras– PAM:

Um dos programas da Selam destinado ao público jovem, adulto, da terceira idade e idosos, e em especial às mulheres, é o PAM, que coloca à disposição da população atividades como musculação, ginástica e alongamento (em diversos bairros da cidade), hidroginástica, ioga, pilates, dança circular, ginástica laboral e condicionamento físico, entre outras. Inclusive a partir de 2007 começamos um novo projeto com adolescentes e adultas gestantes na área de ginástica e alongamento denominado: “Ginástica para Gestantes” (atendemos 11 bairros em conjunto com a Central de Gestantes e Saúde), que visa atender não apenas as mães, mas através dessa atividade trazer benefícios, comprovados cientificamente, à saúde das crianças durante a gestação. Estabelecemos parceria com a Secretaria de Saúde através das UBS's e PSF's em algumas comunidades, o que qualifica ainda mais o atendimento. Conta também com o Projeto “Viva Melhor” em parceria com o IPASP, que visa atender aos aposentados na Rua do Porto. Atende 45 bairros em diferentes regiões da cidade e se encontra em expansão através da contratação de novos profissionais. Cerca de 75 % dos 4.145 participantes são mulheres. Conta com as seguintes parcerias: Unimep, Sema, Semdes, Semac, Centros Comunitários, Secretaria Municipal de Saúde, Setur, Central Clube e AFPMP. Nessa linha já foram instaladas 30 Academias ao Ar Livre nos parques públicos de lazer e outros locais, inclusive com orientação de professores de educação física.

Esportes de Alto Nível ou de Alto Rendimento:

Coordena cerca de 50 modalidades (conveniadas com as entidades esportivas) que representam nosso município nas principais competições oficiais regionais, estaduais, nacionais e até internacionais. Entre estas se destacam os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior além das competições de federações, ligas e associações. Neste ano Piracicaba participou dos Jogos Regionais na cidade de Lins onde nossa delegação conquistou o Pentacampeonato, superando todas estatísticas com relação ao número de medalhas, medalhas de ouro, pontos conquistados, finalizando assim sua participação com um desempenho histórico de suas equipes. Esta performance possibilitou que nossa cidade conquistasse o heptcampeonato consecutivo dos Jogos Regionais e o 3º lugar nos Jogos Abertos de 2009, 2011 e 2012, consolidando-se como uma das maiores potências esportivas do Estado nos últimos anos.

Paradesporto:

Possibilita o acesso ao esporte de alto rendimento para os jovens e adultos com deficiência, inclusive com a participação em competições paradesportivas oficiais representando nosso município. Essas atividades incluem o basquete sobre rodas, natação, atletismo e tênis de mesa adaptados, em parceria com o Projeto Clarear, a AAPP (Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba), o Sesi , com o apoio do Projeto Elevar. 

Projeto Clarear:

Este programa de atividades físicas e esportivas ministrado por profissionais especializados na área, atende pessoas com deficiência de todos as faixas etárias e nas diversas deficiências (físicas, mentais, visuais, sensoriais e múltiplas). Atuamos em parceria com as diversas entidades da cidade, sendo que anualmente realizamos as Olimpíadas Especiais (já em sua 8ª edição), e que mobiliza cerca de 400 alunos das nossas entidades. Tem como parceiros: Apae, Avistar, Associação Síndrome de Down, Auma, Centro de Reabilitação Piracicaba, Escola Passo a Passo e Secretaria de Educação (Educação Especial).

Programa para a Terceira Idade:

Este programa visa atender este segmento social através de atividades físicas e esportivas, tendo como destaque o trabalho da Seleção Piracicabana da Terceira Idade na área esportiva, que congrega atletas na faixa etária acima de 50 anos (dependendo da competição) para representar a cidade em competições regionais e estaduais, em diversas modalidades, desde o voleibol adaptado até a dança de salão. Nossa seleção é heptampeã regional e tetracampeã estadual. Nessa área realizamos anualmente também , em parceria com as entidades de Piracicaba, o evento Olimpíadas da Terceira Idade, que congrega os grupos organizados da cidade em uma competição poliesportiva com regras adaptadas a esta faixa etária. Parceiros: Semdes, Secretaria Municipal de Saúde , Fussp e Sesi.

Eventos Esportivos, de Lazer e Atividades Motoras:

A Selam realiza em parceria com as entidades e instituições, competições e eventos esportivos durante todo ano, com perfil bastante adequado às crianças, adolescentes, jovens e adultos : ciclismo, mountain bike, skate, canoagem, pedestrianismo, automobilismo, triathlon, entre outros. Inclusive estes eventos são colocados no calendário anual da Selam, e divulgados junto à imprensa local. Dentre estes podemos destacar o Dia do Desafio, realizado anualmente desde 1995 em parceria com o SESC que mobiliza dezenas de milhares de pessoas a cada ano em toda cidade.

Recreação Comunitária e Lazer no Parque :

Desenvolvemos uma programação, a partir do Setor de Recreação Comunitária, que leva atividades e equipamentos de lazer até as comunidades, instituições filantrópicas , escolas entre outras, organizando Ruas de Lazer e Domingões, e abrilhantando inaugurações e outras atividades festivas, normalmente aos finais de semana e feriados (contamos hoje também com eventos durante a semana). Nesse setor também organizamos anualmente o Projeto de Férias no mês de janeiro, que este ano foi realizado no Sest/Senat e realizou 3.595 atendimentos para crianças e adolescentes (07 a 17 anos) , no período de 07 a 25 de janeiro. Conta com as seguintes parcerias: Secretaria Municipal de Saúde, Sema, Guarda Civil Municipal, Semdes, Fussp, Semutri e Amhpla . A partir de 2009 foi implantado também o Projeto Lazer no Parque que integra ações de várias secretarias municipais com atividades recreativas e de caráter cultural e educacional, realizadas durante um dia em parques de lazer da cidade.

Jogos Comunitários:

Este programa oferece uma série de atividades esportivas, em forma de competição para que as comunidades se organizem e participem de forma voluntária desse evento. Os jogos , já na sua 30ª edição, mobilizarão este ano aproximadamente 6.000 participantes, em sua maioria crianças e adolescentes, em 77 modalidades/categorias/generos diferentes, oriundos de 43 bairros, envolvendo as diversas regiões da cidade. Conta hoje com a parceria do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e do Colégio  Poli Brasil.

- Jogos Infantis:

Este evento é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e mobiliza todas as escolas municipais envolvendo a participação de cerca de 18.000 alunos e toda comunidade escolar.

-
Jogos Estudantis :

Projeto da Secretaria que visa atender uma antiga expectativa desse setor e que envolve os alunos de escolas da rede particular de ensino da cidade em competições envolvendo aproximadamente 5.000 alunos.

- Outros:

Além dos eventos, projetos e programas acima citados a Selam tem procurado estabelecer parcerias com clubes e instituições da cidade para que os adolescentes, jovens e demais segmentos possam ter espaços alternativos de lazer. É o caso do SESI, SEST, SESC , UNIMEP, entre outros, onde esses segmentos, de maneira organizada, também podem ter acesso aos espaços e equipamentos de cada local. Ainda cede seus próprios esportivos para que grupos organizados utilizem os locais com horário pré-agendado, especialmente as quadras da Área de Lazer do Trabalhador entre outros Centros Esportivos.

- Obras e Equipamentos:

A Selam também têm feito articulações junto a outras secretarias e órgãos públicos para a construção descentralizada de equipamentos esportivos e de lazer, como quadras poliesportivas, coberturas de quadra , campos de areia e gramados para o futebol, quadras de vôlei de areia, casa de barcos para canoagem, locais para caminhadas e ginástica, ciclovias, pistas de skate, pista de atletismo de piso sintético, ginásios, piscina adaptada , academias ao ar livre, entre outros, cuja participação e utilização voluntária pela população é bastante significativa. Nessa linha, apenas no período de 2005 até o final de 2016, foram realizadas mais de 600 intervenções em obras e equipamentos espalhados por todas as regiões da cidade.


Escrito por João Francisco Rodrigues de Godoy
Sáb, 02 de Outubro de 2010 21:45
 

Parceiros